domingo, 20 de setembro de 2020

PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO EM SANTA CATARINA

Tenho buscado na internet, a informação sobre qual foi o primeiro livro a ser publicado em Santa Catarina e até o momento, obtive como sendo o livro Assembleia das Aves, de autoria de Marcelino Dutra, que foi publicado em 1847.

Este livro apresenta em versos o contexto político na época e a simbiose entre os embates ideológicos do século 19 e a cultura literária. O livro é dividido em quatro cantos, cada um com 33 estrofes de quatro versos.

De acordo com Celestino Sachet, o livro segue o modelo que já existia na época, como Os Lusíadas (1572), de Camões. Antes de Dutra se escrevia, mas não se publicava. É pequeno, é modesto, mas é o primeiro texto em livro - complementa.




https://www.nsctotal.com.br/noticias/obras-raras-da-literatura-de-santa-catarina-em-novas-edicoes

PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO NO MUNDO

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-foi-o-primeiro-livro-publicado/




Da maneira como conhecemos hoje, a Bíblia. Johannes Gutenberg, criador da inovadora prensa com tipos móveis, trabalhou por cinco anos para publicar a obra em 1455. Na época, foram produzidas cerca de 200 cópias de 642 páginas, que não foram comercializadas. Hoje em dia, existem 48 exemplares pelo mundo, sendo que um deles foi vendido por US$ 4,9 milhões em 1987 pela casa de leilões Christie’s, de Nova York. Embora a Bíblia seja um consenso para o tema, se dermos uma interpretação mais ampla para o termo “publicado”, talvez pudéssemos ter outros candidatos a primeirão. O professor de filosofia Jézio Gutierre, editor executivo da Editora Unesp, lista alguns, como o Livro dos Mortos, escrito no Egito em 2500 a.C., ou mesmo os tabletes cuneiformes sumerianos, que têm mais de 4 mil anos.

CASA DA LITERATURA CATARINENSE

https://ndmais.com.br/cultura/inaugurada-em-florianopolis-a-casa-da-literatura-catarinense/ CASA DA LITERATURA CATARINENSE Inaugurada, em...