sábado, 6 de novembro de 2010

APRESENTAÇÃO

Nasci em janeiro de 1968 e sou natural de Florianópolis. Resido na cidade de Rio do Sul (SC), desde julho de 2001.
Possuo formação acadêmica na área de turismo: sou Guia Regional de Turismo; Bacharel, Especialista e Mestre em turismo.
A leitura é algo que faz parte da minha rotina há anos e os livros são amigos que considero como, quase que, inseparáveis.


Foto: Madu Collaço

Depois de ler bastante, um certo dia comecei a escrever, depois de pronto eu lia, relia e guardava tudo em uma pasta. Passado algum tempo eu lia novamente e rasgava o papel com o que eu tinha escrito. Talvez por insegurança, vergonha, medo de mostrar e de receber críticas de quem fosse ler.
Atualmente, as críticas são recebidas com naturalidade. Se gostarem, tudo bem; se não gostarem, tudo bem. Escrevo por gostar e procuro escrever sem criticar, ofender, xingar as pessoas ou instituições e porque sinto a necessidade de por no papel, minhas ideias e sentimentos. Nada mais do que isso!
Sempre que possível, eu participo de oficinas literárias que ensinam, dão dicas e macetes sobre a prática dos diferentes gêneros literários. Já participei de oficinas com: João Chiodini, Rafael Zen, Saulo Adami, Marcelino Freire e Paulo Scott. Tento aprender um pouco em cada uma das oficinas e melhorar a minha forma de escrever.
Assim sendo, ler e escrever não se constituem em tarefas chatas, árduas e penosas, desde que o assunto seja de meu interesse. Quando tenho que, obrigatoriamente ler um livro sobre um determinado assunto que não me agrada, então esta tarefa se torna um fardo para mim.
Penso que esse seja um problema nas escolas, principalmente do ensino básico: a leitura que obriga, é chata, "pesada", o que gera um afastamento do hábito da leitura, ao invés de estimular e incentivar esta prática. Pelo menos foi o que aconteceu comigo no meu tempo estudantil, quando nos obrigavam a ler José de Alencar, Machado de Assis e outros autores que são importantes, mas que não escrevem para os jovens e crianças do momento presente.
Felizmente eu encontrei em outros autores, estímulo para a leitura e até hoje, sempre que possível, compro os livros que quero e leio-os com muita vontade e guardo-os com carinho.
Comecei a ler gibis, depois foram livros infantos juvenis e agora leio o que me agrada... Gosto de livros que relatam viagens de pessoas aventureiras e de livros técnicos de minha formação acadêmica (turismo). 
Agora, quero repartir com outras pessoas, os livros que li e também os livros que escrevi e que tenho publicado.


CONTATO: renatolm501@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, comunique-se, comente....

CASA DA LITERATURA CATARINENSE

https://ndmais.com.br/cultura/inaugurada-em-florianopolis-a-casa-da-literatura-catarinense/ CASA DA LITERATURA CATARINENSE Inaugurada, em...