quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ENTREVISTA COM O ESCRITOR SAULO ADAMI

 http://www.diplomatafm.com.br/portal/geral/detalhes.php?id=10078

GERAL || 24 de maio de 2017


Saulo Adami começou escrever aos 9 anos de idade e seu primeiro lançamento foi aos 19

Livro “Estrada de Papel” marca a centésima obra do escritor Saulo Adami

Repórter: Juliane Ferreira

Se chegar a 100 anos de vida já é considerado um marco histórico para a espécie humana, imagina conquistar a marca de 100 títulos lançados em pouco mais de 35 anos.
O escritor Saulo Adami tem motivos para comemorar. Em junho de 2017 lança oficialmente sua centésima obra, ao lado de sua esposa Jeanine Wandratsch Adami, coautora da obra “Estrada de Papel”. Conto, crônica, poesia, novela, romance, peças teatrais, roteiros para cinema. Várias obras dentro de cada gênero em apenas um livro e 199 páginas.
“Não houve um planejamento para chegar ao centésimo livro, não era uma meta, foi uma consequência. A partir dos 17 anos, quando lancei o primeiro livro, começou essa história”, lembra Saulo, em entrevista especial ao Jornal da Diplomata.
Natural de Brusque, desde 2011 Saulo mora em Curitiba, no Paraná. Ainda jovem, lançou seu primeiro livro, intitulado “Cicatrizes”, em 1982, dentro dos gêneros poesia, conto e crônica – gêneros estes que lançaram Saulo no mundo da literatura. “Comecei pela crônica, em 1974, aos nove anos de idade, e peguei gosto pela literatura”. São mais de 200 obras publicadas em quatro idiomas.
A psicóloga Jeanine, esposa de Adami, tem papel fundamental neste trabalho. É responsável por fazer pesquisas, leituras e releituras de várias obras. Foram lidas e relidas obras de mais de 30 anos em que foram escritas, uma a uma.

Alegria em compartilhar histórias
Saulo define o momento que vive em um único sentimento: alegria. Seu 100º livro nasceu, na verdade, há seis anos, começou a tomar corpo em 2014 e em 2015 uma pequena amostra do que seria o livro foi lançada. Agora, finalmente chegou o dia do lançamento oficial. “É uma obra que reconstitui um pouco da vida, da biografia, e dá muitos trechos de obras, e esse é o grande objetivo do Estrada de Papel, é mostrar a obra mais do que o próprio autor”.

Lançamento em Brusque
O livro será lançado em Brusque no dia 10 de junho, num Sábado Fácil, às 11h, na Livraria Graf. “Toda a comunidade está convidada porque vai ser um momento para compartilhar e apresentar esse livro para as pessoas interessadas na aquisição”. Além disso, o livro já pode ser encontrado na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, na Praça da Cidadania, Centro de Brusque, para quem tem interesse em já ter um primeiro contato com o livro. “Não é nenhum mistério o lançamento”, conta Saulo.

100 livros e uma vida de memórias
Na longa caminhada de Saulo com os livros, existem aquelas obras que, de certa forma ou por um motivo especial, marcaram sua carreira. Saulo cita alguns exemplos, como o “Kuranda”, na área do romance, “Homem não entende nada”, na área de ensaio, que se trata da história das séries de cinema e televisão Planeta dos Macacos, resultado de 40 anos de pesquisa, lançado em 2015.
Na área de poesia, Saulo destaca a obra “Enluarados”, e ainda na área de ensaio, Adami cita o “Shazan, Xerife e companhia”, que destaca a história de um seriado de TV da década de 70. Em crônica e conto, Saulo cita o livro “Cicatrizes” e especificamente no gênero Conto, o livro que Saulo lembra é o “O caso do esqueleto sem cabeça”.
Na área de história, o destaque vai para o premiado “Histórias e Lendas da cidade Schneeburg”. Este livro em questão fechou uma série de cinco livros que Saulo escreveu para comemorar os 150 anos de Brusque. Outro trabalho que Saulo lembra com carinho é a biografia do saudoso médico Dr. Nica, escrito em parceria com a esposa Jeanine, assim como a biografia de Walter Orthmann, que em 2018 completa 80 anos trabalhando em uma mesma empresa de Brusque, a Renaux View.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, comunique-se, comente....

CASA DA LITERATURA CATARINENSE

https://ndmais.com.br/cultura/inaugurada-em-florianopolis-a-casa-da-literatura-catarinense/ CASA DA LITERATURA CATARINENSE Inaugurada, em...